segunda-feira, 20 de abril de 2009

3 - CENA DA ANUNCIAÇÃO.

Anjo Gabriel com o uniforme da escola pública e Maria


Maria dorme - Entra o anjo, fazendo manobras radicais em cima do skat.

Anjo Maria, acorde! Diz o anjo com a voz suave.

MariaQuem é você?Pergunta Maria assustada, enquanto se levanta e cobre o colo.

AnjoNão te assustes!... Pôxa, Maria?... Se liga, né?... Sou o anjo Gabriel.

MariaHããã? ... Anjo Gabriel? ... O que você quer de mim?
pergunta Maria sonolenta e forçando a vista.

Anjo GabrielVim lhe trazer um aviso do "Homem". - Aponta para cima -



Maria pertubada, olha na direção que o anjo apontou.



Maria - "Homem"?... Que homem?

Anjo Gabriel - Ora?... Se tenho asinhas brancas e sou anjo. O "Homem" só pode ser Deus, né?...

MariaDeus??... A tá!... Já entendi!... Quando se sonha tudo parece ser possível.
Diz Maria incrédula e impaciente com aquele suposto devaneio - Volta a deitar.

Anjo GabrielPerai, moça! Não é apenas um sonho... Lembra da antiga profecia?

MariaClaro que me lembro!... Só não consigo entender o que Deus, criador de todo o universo, deseja de mim
Diz Maria, menos desconfiada enquanto se levanta.

Anjo GabrielCalma, já vou te explicar: Você foi a escolhida entre todas as mulheres para conceber e dar à luz a uma criança que será o salvador do mundo.

MariaEu?... Como assim?... Acho que não tô podendodiz com surpresa.

Anjo GabrielTá podendo sim!... Tens o coração puro!... Mas através do seu livre-arbítrio, você tem o direito de aceitar ou não, essa missão divina... E ai, tá afim ou não?

Maria fica pensativa e em seguida responde:

MariaBom, se essa é a vontade divina, aceito numa boa... Olha para o público... E confesso que para mim é um privilégio ser a escolhida entre tantas Saras e Martas... Só espero corresponder de maneira correta, o desejo do Criador... Mas qual será a missão dessa criança?

Anjo Gabriel
Como já disse, ele será o salvador do mundo e virá para libertar o povo da tirania, da ignorância e da desigualdade social, entendeu?


Maria - Entendi sim, e me sinto honrada por ser a escolhida!! - Responde Maria



ANJO GABRIELÉ isso ai, Maria!... Já que a tua "ficha caiu", vou nessa, porque ainda tenho que ir brincar com os meus amiguinhos da Fundação Viva Cazuza... Fuiii!



Maria e José


NARRAÇÃO

Cena com gestos e mímica.

No dia seguinte quando José acorda, Maria lhe conta sobre a missão que Deus determinou para eles. Confuso e não compreendendo bem essa nova situação, José achou melhor se afastar de Maria e voltar para a casa dos pais.

(Coral - Bom José de Georges Moustaki)

Porém, dias depois ele também teve um sonho em que o anjo Gabriel aparece e diz que Maria foi a escolhida de Deus para ser a mãe de seu filho e que o nome do rebento será JESUS.


José acordou assustado e preocupado com a possibilidade do povo aplicar a lei vigente e apedrejar a moral e a boa índole de Maria.


Como o nosso José é um homem de bons princípios, resolveu aceitar e assumir a gravidez da esposa amada.




(Volta de José que abraça Maria e ambos saem de cena)
Narração:



Certo dia Maria saiu do sertão do Estado e foi visitar a prima Isabel, que morava na periferia da distante capital.



Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns JB!

Obrigada por compartilhar.
Eu gostaria muito de ter assistido.

Bjos e sucesso!