segunda-feira, 20 de abril de 2009

7 - DIÁLOGO DE TRAÍRA E HERODES

Traíra sentado no trono de Herodes



(Música: Rap ou Funk)

(Dançarinas - mulheres e homens bêbados – Traíra entra e Herodes faz sinal de silêncio)


HerodesPorra Traíra, qual é a tua?... Quantas vezes preciso te dizer que aqui é um bairro nobre, onde só mora barão e você com essa cara de pobre raquítico, vai acabar queimando o meu filme?

Traíra
Como assim, queimar o teu filme?

Herodes Ora, visitas de pessoas da sua laia, pode leventar suspeitas e a vizinhança desconfiar dos meus negócios, saco?

Traíra
Foi mal chefia, mas eu precisava vim aqui te dar um toque e além do mais é só você mandar pra vala um desses seus vizinhos bisbilhoteiro.

Herodes
Tá!... Chega de papo e desembucha logo o que está acontecendo lá morro, senão quem vai pra vala é você.

Traíra
Não é no morro é na praça.

HerodesPraça?... O que tem na praça?

TraíraSão três estranhos que estão lá desde cedo, procurando por uma criança que nasceu ou nascerá, ainda hoje por essas bandas.

HerodesPuta merda!... E daí, Traíra?... Pivete nasce que nem chuchu na serra, só eu tenho vários espalhados por ai.

TraíraMas essa criança é diferente. Estão dizendo lá na praça que ela será o verdadeiro rei dos oprimidos e que vem para banir a tirania, a injustiça e a desigualdade social.

HerodesAhhh... Isso é pilha desses babacas... Todos sabem que eu Herodes sou o único rei.

TraíraNão é pilha não, chefia! Na praça não se fala em outra coisa... O povo tá lá até agora, festejando a vinda desse tal Messias.

Herodes - Estão festejando?... Tem certeza?

TraíraClaro!... Tô vindo de lá agora.

HerodesQue injustiça!... Logo comigo que sou tão bom, distribuo panetones, protejo a comunidade e até doei algumas armas enferrujadas, para a campanha do desarmamento... Ah, não!!.. Essa usurpação eu não vou permitir... Mas diga-me onde está essa criança?

TraíraOnde está eu não sei, só consegui colher essas informações: Que ela nasceu ou nascerá ainda hoje de uma mulher do povo e que estará sempre entre os mais humildes.

Herodes
Hummm... Agora fiquei bolado!... Traga-me esses agitadores, esses falsos profetas. Eu quero negociar com eles!

TraíraPega leve Herodes! Eu senti que esses três magos são honestos e não vão querer envolvimento com traficantes.

HerodesO quê?... Tá maluco?... Cê qué morrer?
1
Traíra - Calma meu rei, o que foi que eu fiz dessa vez?
1
Herodes - Você me chamou de traficante.
1
Traíra - Não entendi... E qual é o problema?
1
Herode - O problema é que traficantes são pobres, negros e nordestinos que moram em morros e favelas.
1
Traíra - Pô, desculpa ai, valeu?... Mas a maioria dos moradores de comunidades são "caxias", ralam muito e tem até a carteira fichada.
1
Herodes - Isso pouco importa!... Vocês da ralé são e sempre serão diferentes de mim e da minha estirpe.
1
Traíra - iiih meu rei, também não precisa humilhar, né?... Porque nóis é tão diferente de você e das suas "istripa"?
1
Herodes - Por vários motivos , seu Zé ruela!... Quer saber?... Porque tenho grana, uma boa biografia e estou acima de qualquer suspeita, afinal sou um grande empresário do ramo de importação de Pó... de arroz!

Traíra
Tudo bem, já num tá mais aqui quem falô..

HerodesÉ bom mesmo!... Mas pensando melhor, quero evitar o contato direto com esses “bruxos honestinhos”... Essa gente é mandingueira e podem acabar descobrindo o meu envolvimento em distribuição de propinas e o nº da conta que tenho, lá nas Ilhas Cayman...
1
Traíra -É merrmo!... Tem que ficar sempre na atividade, chefia!!
1
Herodes - Faça o seguinte: Vá encontrar com eles secretamente e diga-lhes que eu quero me redimir. Diga também que eu preciso saber onde e quando nascerá esse rei para eu poder ir adorá-lo.

TraíraTá certo, mas se eles recusarem a dizer onde e quando nascerá esse muleque?

Herodes
Ah, nesse caso só me restará aplicar a "Solução Final".

TraíraHããã... Que Solução Final, meu rei?
Herodes e Traíra

Herodes Mandarei matar todos os pivetes de até 2 anos de idade.

TraíraMas e a opinião pública?

HerodesEu tenho o poder de manipular a opinião pública e além do mais o povo tem a memória curta... Lembra daquele meu amigo que era contrabandista de pedras preciosas?

TraíraLembro sim, o Abi A...

HerodesEsse mesmo!... Logo depois do escândalo das pedras preciosas, ele se candidatou e foi eleito pela maioria do povo, a deputado federal e agora a pouco tempo atrás foi nomeado relator daquela famosa CPI... Tá bom ou quer mais?

Traíra
Não sei não! A imprensa pode querer meter o pau e o povo se revoltar.

HerodesPorra Traíra, eu tenho os meus contatos nos meios de comunicações. Vou satisfazer essa sociedade que não suporta mais ver tantos pivetes vagando nas ruas e atrapalhando o visual dessa cidade... Você sabia que tem muita gente que vê no extermínio de crianças a única solução para esse grave problema social?

Traíra
Tá certo!... Mas tem um detalhe que você se esqueceu.

HerodesHã?... Que detalhe?

Diálogos forte e platéia perplexa

Traíra - De certas madame do alto soçaite... Dessas ai que vivem criando fundações para fugir do Leão, saca?

Herodes - E dai, porra?!

Traíra - E dai que elas acham o máximo frequentar chás de caridades em prol dos meninos carentes... Já imaginou se essas dondocas começarem dar chiliques e promover passeatas, regadas a caviar?

Herodes
Depois dessa onda de sequestros relâmpagos? Duvido!... Só tenho que tomar cuidado com algumas que são "do bem" e ligadas a causas sociais, mas felizmente a maioria delas irão apoiar a minha contribuição para o apartheid entre pobres e ricos.

Traíra - É, pode até ser! Mas ainda acho bom tomar muito cuidado com o poder da Mídia.

Herodes - Tô cagando pro poder da mídia... Tomara que a tv filme e exporte para o mundo as imagens da chacina, assim como fizeram no massacre do Carandiru, lembra?

Traíra Claro!... Também me lembro dos meninos da Candelária, do massacre de Vigário Geral e...

Herodes
Justamente!... Senti que agora tu se ligou na minha lógica.

Traíra Tô ligado!... Mas chefia, o que “nóis” ganharemos com o extermínio dessa rapaziada carente?

Herodes Nós não, cara pálida!... Eu sim! Ganharei mais projeção, fama e rios de dinheiro... Escreva o que estou dizendo... Serei sucesso internacional... pausa... Ah! Já estou até vendo o mundo inteiro aplaudindo, Herodes, O Grande!... Agora vaze daqui, seu merda, vá negociar e convencer aqueles três otários, dos meus bons propósitos.


(Traíra sai e começa a dança e a bebedeira. Herodes irritado, ordena a saída de todos e fica pensativo, enquanto alisa a barbicha)





Nenhum comentário: